Sungrow

A empresa Sungrow Power Supply Co. Ltd. é a líder global no fornecimento de soluções em inversores para energia fotovoltaica, limpa e renovável, com mais de 224 GW instalados no mundo até 2021. Foi fundada em 1997 pelo professor universitário Cao Renxian.

Sendo líder em pesquisa e desenvolvimento de inversores solares, possui a maior equipe dedicada a pesquisa e desenvolvimento do setor, e um amplo portfólio de produtos, oferecendo soluções de inversores fotovoltaicos e sistemas de armazenamento de energia para aplicações em usinas de grande porte, comerciais e residenciais, bem como soluções de usinas fotovoltaicas flutuantes reconhecidas internacionalmente. Tem um sólido histórico de 25 anos no mercado solar fotovoltaico.

A Sungrow está presente em mais de 150 países, sendo umas das líderes em inovação na indústria solar fotovoltaica, e possui uma equipe dinâmica de P&D com mais de 2.600 funcionários. A empresa também investiu em seu próprio centro de testes internos, aprovado pela UL, CSA, TÜV Rheinland e TÜV SÜD. Em 2019, inaugurou a maior fábrica de inversores do mundo, chegando a produzir anualmente 140 GW em sua capacidade máxima de produção, além dos 20 GW de produção fora da China.

Oferecendo uma ampla gama de soluções, a Sungrow Power Supply Co. Ltd. está comprometida em fornecer energia limpa para todos, em qualquer lugar do mundo, e são constantes os seus esforços para se tornar a líder global em tecnologia de conversão de energia limpa e renovável.

A Solmais é distribuidora Sungrow

A Solmais é distribuidora oficial da Sungrow para todo o Brasil, e nossa missão é levar a todos os integradores as soluções em sistemas fotovoltaicos com as mais recentes tecnologias em inversores de string.

O que é MPPT?

MPPT é um componente do inversor solar, e sua função é encontrar o máximo ponto de potência do arranjo de painéis onde está conectado. Mas, em temos práticos, qual a importância de termos inversores com duas ou mais MPPT? Tanto na minigeração quanto na microgeração é comum que os telhados das casas tenham mais de uma orientação, mais de uma água.

Inversores com uma MPPT devem ser usados em instalações onde os módulos ficam todos em uma mesma orientação, ou seja, se o telhado é norte, todos os módulos devem estar ao norte.

Mas se o telhado tiver duas águas, leste e oeste? Nesse caso deverá ser usado um inversor com, pelo menos, duas MPPT, em que cada MPPT vai rastrear o ponto máximo de potência de um arranjo de placas solares em cada orientação.

Seja na micro ou na minigeração, para cada aplicação existe um inversor solar apropriado. Cada vez mais temos visto projetos arquitetônicos com telhados com várias orientações, e hoje já temos em nosso mercado inversores on grid de baixa potência com várias MPPT.

Qual a função do inversor?

O inversor string é o responsável por fazer a conversão da energia de corrente contínua para corrente alternada. O inversor solar também é conhecido como inversor grid tie: a palavra grid, grade em tradução direta, é um termo usado para se referir à rede elétrica, então, quando falamos em inversores on grid, estamos dizendo que são inversores “na rede, na grade”. Esses inversores precisam da rede da concessionária para produzirem energia.

Existem também os inversores off grid, que trabalham fora do grid, fora da rede elétrica. Diferentemente dos sistemas on grid, os sistemas off grid não precisam ter a rede elétrica como referência para a produção de energia; são sistemas com custo mais elevado e usados em áreas remotas onde não existe rede de distribuição.

Nos sistemas on grid o excedente de energia das placas solares é injetado na rede da empresa concessionária como crédito para ser usado em contas futuras; já nos sistemas off grid essa sinergia não existe, e a sobra da energia é armazenada em baterias para ser utilizada em momentos em que não há produção de energia solar. Importante, também, considerar que a corrente alternada é o padrão em residências conectadas à rede; já nos sistemas off grid a corrente contínua é uma opção de uso sem necessidade da conversão AC/DC.

Casa movida a energia solar

Há alguns anos, ter uma casa movida a energia solar era uma utopia distante, algo muito caro e sem resultados financeiros concretos, assim como a tecnologia solar era cara e restrita a aplicações industriais e comerciais de grande porte. Nos últimos anos, porém, o cenário mudou completamente e o preço do painel solar, componente de maior valor no kit gerador solar, caiu mais de 80%, tornando a casa movida a energia solar uma realidade para grande parte dos brasileiros.

A energia elétrica no Brasil sempre teve um custo muito elevado, fazendo os consumidores deixarem de usar eletrodomésticos considerados supérfluos em virtude do seu alto gasto de energia. Contudo, essa realidade vem mudando no Brasil em virtude da geração distribuída de energia, que tem proporcionado a liberdade para milhares de consumidores, que hoje podem gerar a sua própria energia no telhado das suas casas, com ganhos econômicos e ambientais sem precedentes.

Atualmente, com um investimento de cerca de 50 contas de luz, é possível ter um gerador de energia solar que vai produzir energia elétrica com qualidade e segurança por mais de 30 anos, equivalendo à economia de aproximadamente 360 contas de luz, sendo, portanto, a geração de energia solar o melhor investimento nos dias de hoje e uma realidade palpável para milhares de brasileiros.