Início » As principais vantagens da energia solar!

As principais vantagens da energia solar!

As principais vantagens da energia solar podem ser facilmente listadas como: sustentável, silenciosa, econômica e de baixo custo de manutenção. Essa é uma excelente alternativa para quem busca economizar na conta de luz e ainda colaborar diretamente com o meio ambiente através da redução de CO2 na atmosfera.

Para quem quer investir nesse tipo de sistema fotovoltaico, é preciso, antes de mais nada, conhecer outras vantagens que são de suma importância. Então, continue a leitura para saber mais:

As principais vantagens da energia solar

Podemos começar dizendo que uma das principais vantagens da energia solar é o fator econômico, relacionado à redução na conta de luz. Além disso, os geradores fotovoltaicos possuem uma instalação simples e de baixo custo comparado ao tempo de vida útil. Confira todos os detalhes:

Redução na conta de luz

Através do sistema de Geração Distribuída que regulamenta a Micro e Minigeração no Brasil é possível gerar a própria energia elétrica proporcionando redução de até 95% na conta de luz. Mas, como isso é possível?

Através do sistema de compensação, a energia solar gerada durante o dia e não consumida pela unidade consumidora é injetada na rede da concessionária local para ser compensada nos períodos que não houver geração, ou seja, durante a noite. Os excedentes de energia injetados na rede da distribuidora ficam como créditos para serem compensados em até 60 meses (5 anos).

Não gera ruídos

A geração de energia fotovoltaica é totalmente silenciosa. Existe um processo fotoquímico e não mecânico para gerar a energia elétrica através das células de silício dos painéis solares.

Por isso, é possível fazer a instalação de placas solares em qualquer lugar sem incomodar. Além de não prejudicar o meio ambiente, a energia solar é um processo 100% silencioso e sustentável graças aos seus equipamentos eficientes.

Aumento do valor imobiliário

Fazer a instalação de um sistema de geração de energia solar não é uma despesa e sim um investimento. O imóvel que possuir esse gerador terá uma valorização significativa, já que passará a gerar a própria energia, reduzindo instantaneamente as despesas de consumo elétrico. Esta redução é reconhecida pelo mercado e refletida no valor do imóvel.

Esse investimento pode ser realizado tanto para as áreas residenciais quanto empresariais, o que é um grande atrativo, por ter um forte apelo de valorização tanto para quem aluga como para quem vende o imóvel.

Baixo custo de manutenção

A manutenção dos geradores de energia solar é quase inexistente e na maioria das vezes está relacionada à limpeza periódica dos painéis solares, a cada 6 meses, sendo uma operação de baixíssimo custo.

Em relação ao acúmulo de poeira ou pequenos resíduos, a própria chuva consegue se encarregar de fazer a limpeza. O que auxilia nessa baixa manutenção.

Para a parte elétrica, o inversor solar precisa de fiscalização técnica, mas ela pode ser feita ao menos uma vez ao ano.

Ótimo custo-benefício

Além do baixo custo de manutenção dos equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico, há também uma longa vida útil desses equipamentos que pode chegar a ser de até 30 anos se tratando dos painéis solares. Essa longa durabilidade promove uma excelente relação de custo-benefício, uma vez que o retorno sobre o investimento se propaga por muito mais tempo.

Um sistema instalado em uma residência, por exemplo, se paga em até 5 anos após sua instalação, ou seja, haverá, ainda, um ganho linear sobre o investimento por mais 20 a 25 anos em média.

É possível gerar energia solar à noite?

O sistema fotovoltaico não gera em períodos noturnos, porém, isso não constitui um problema, pois através do sistema de compensação toda a energia gerada durante o dia e não consumida é injetada na rede para ser utilizada nos períodos em que o gerador não estiver funcional.

Também, pode-se armazenar a energia gerada durante o dia em banco de baterias para ser utilizada nos períodos noturnos.

Portanto, o sistema solar é uma alternativa para suprir a demanda de energia 24 horas por dia.

Conclusão

A energia solar é uma grande aliada para quem investe: não prejudica o meio ambiente, promove economia, valoriza o imóvel e possui alta durabilidade.

Agora que você conhece os principais benefícios desse sistema de geração de energia, tem ainda mais oportunidades de informar outras pessoas e ampliar seus negócios na área de energia solar.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais para que todos possam conhecer as vantagens do sistema de energia solar com a Solmais. Fique por dentro de outros conteúdos que publicamos aqui, são temas relacionados à energia solar, geração distribuída, regulamentação, novidades e muito mais.

Ah! Caso você queira ver algum conteúdo por aqui, aproveite e deixe nos comentários a sua sugestão, nós teremos o prazer em interagir com você e trazer temas do seu interesse nas próximas semanas.

5/5 - (1 votos)

Deixe um comentário

13 + 18 =