Início » Benefícios ambientais, econômicos e sociais da energia solar!

Benefícios ambientais, econômicos e sociais da energia solar!

A energia solar é uma fonte renovável em pleno crescimento global, mas, quais são seus verdadeiros benefícios ambientais, econômicos e sociais? É disso que trataremos neste conteúdo. Confira os tópicos abaixo e veja as principais vantagens da energia solar nesses três importantes pilares.

Benefícios ambientais da energia solar

A energia solar é uma fonte renovável, limpa, sustentável e abundante, sendo esses os aspectos que mais beneficiam o meio ambiente. Como não exige recursos poluentes para sua produção, a energia solar também é uma das principais apostas de líderes mundiais para redução do aquecimento global, através de vários fatores importantes, como:

Reduz da emissão de CO2

O CO2 (Dióxido de carbono) é um composto químico encontrado no estado gasoso. A sua produção vem da queima de combustíveis fósseis e, quando chega até a atmosfera, gera o efeito estufa, que por sua vez impede que o calor seja dissipado no ar, já que bloqueia as luzes solares. Essa é uma das principais causas do aquecimento global.

Tendo em vista que a produção da energia solar é proveniente de uma fonte renovável, ou seja, de recursos naturais, não há a emissão de CO2. Com isso, ao investir em painéis solares para geração de energia elétrica, também está sendo investido concomitantemente em redução de gases poluentes. De acordo com o relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), em até 2060 a energia solar no mundo tem potencial para eliminar completamente a emissão de CO2 com a adesão da geração sustentável.

Não faz barulho

Toda a produção de energia elétrica gerada pelos painéis solares é totalmente silenciosa, fato que beneficia de forma direta o meio ambiente. Assim, as áreas com alta incidência de luz solar e próximas à natureza podem ser utilizadas como um meio para captar a luz do sol, gerando mais energia limpa. De forma direta, esse cenário garante um impacto praticamente nulo no meio ambiente.

Esse é um caso diferente das usinas termoelétricas, que geram a energia através de combustíveis fósseis. Trazendo esse dado somente como exemplo, as usinas possuem turbinas que, por sua vez, fazem barulhos que podem interferir no meio ambiente, atrapalhando seu pleno funcionamento, além de serem, altamente, poluentes.

É limpa e renovável

Por se tratar de uma fonte de energia natural, ou seja, de raios solares, é totalmente limpa e renovável. Isso significa que a energia solar não depende de materiais escassos, como a água, carvão, entre outros.

Ainda como benefícios para o meio ambiente, a energia solar não polui os rios, sendo esse um fator exponencial para já destacar como uma excelente vantagem. Afinal, da totalidade de água do planeta, somente 1% é própria para consumo e irrigação de plantasde acordo com a WWF Brasil.

Benefícios econômicos da energia solar

Segundo a BloombergNEF (BNEF), provedora de pesquisas estratégicas, as energias solar e eólica são as mais baratas do mundo. A empresa ainda prevê que a produção de energia através de fontes não renováveis como o carvão ou gás serão cada vez mais caras do que o investimento em usinas solares para geração de energia elétrica. Essa é uma boa notícia no ponto de vista econômico. Veja mais detalhes:

Fonte de energia gratuita

Como a eletricidade é gerada por uma fonte que não é uma matéria-prima escassa, ou seja, que pode acabar, o principal aspecto econômico já pode ser destacado na produção, tendo em vista que não haverá prejuízos a nível de matéria. Ainda, com essa forma de produzir energia, é possível conferir a economia de até 95% na conta de luz.

Isso porque, ao se produzir energia solar, o imóvel se beneficia do autoconsumo, através da utilização imediata da produção de energia solar alimentando as cargas que estão sendo utilizadas no local da instalação. Ainda, é possível compensar remotamente a energia excedente gerada no local de produção com outras unidades consumidoras, um fato interessante para quem busca pela sustentabilidade e redução imediata nos gastos com a luz elétrica de forma mais escalável.

Baixa manutenção

Durante o uso do sistema fotovoltaico, é comum que haja o acúmulo de poeira e outros pequenos resíduos nos painéis solares. Um aspecto positivo é que por serem instalados no telhado ou no solo, o próprio vento e a água das chuvas são capazes de fazer a auto higienização.

Nos casos de manutenção mais robustas, é necessário a limpeza manual com a utilização de água e detergentes neutros, comprovando que o valor investido para manter os painéis em seu pleno funcionamento com eficiência de geração é realmente baixo.

Valoriza o imóvel

Um excelente benefício econômico da produção de energia solar é a valorização do imóvel, já que oferece ao proprietário maior autonomia no consumo de energia e uma economia significativa na conta de luz. Para as pessoas físicas e jurídicas que pretendem trocar ou vender o próprio imóvel, contam com esse aspecto como vantagem para fechar negócio.

Isso também vale para condomínios, que podem realizar o rateio do valor que é gasto, beneficiando todos os moradores.

Benefícios sociais da energia solar

Além dos impactos positivos nos setores ambientais e econômicos, a energia solar também oferece vantagens para o setor social, isso porque oferece geração de empregos e acessibilidade (mais de 10% da população mundial não possui acesso à energia elétrica, correspondendo a uma média de 840 milhões de pessoas — Dados de 2019 pela UFMG). Veja mais detalhes nos tópicos abaixo:

Geração de empregos

Um dos principais benefícios da energia solar é que ela também oferece oportunidades de emprego e maior geração de renda para instaladores, vendedores, projetistas e donos de franquias. Com o reconhecimento desse tipo de geração de energia, também se aumenta a quantidade de investimentos.

De acordo com dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), divulgados pela revista Exame, mais de 300 mil empregos serão gerados por meio da energia solar fotovoltaica. Tudo isso somente no ano de 2023.

Instalação em locais remotos

Muitas regiões do país não possuem acesso à rede elétrica. Mas, com os sistemas fotovoltaicos, é possível produzir energia até mesmo em áreas distantes das grandes metrópoles. Isso se dá por meio dos sistemas off-grid, que são totalmente autônomos, e não dependem da rede elétrica para seu funcionamento.

Como você pode ver neste post, a energia solar oferece diversos benefícios, tanto para o usuário quanto para o meio ambiente e para a sociedade. É possível economizar na conta de luz, ter um imóvel valorizado, ecossistema preservado, gerar empregos e muito mais.

Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer o tema. Aproveite e confira outros posts aqui do blog!

5/5 - (62 votos)

Deixe um comentário

5 × 3 =