Início » Diferenças entre on-grid, off-grid e retrofit do on-grid.

Diferenças entre on-grid, off-grid e retrofit do on-grid.

A energia solar fotovoltaica em suas diversas soluções, on-grid ou off-grid, vem desempenhando um papel crucial na transformação energética do Brasil. Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) mostram um crescimento gradativo da participação da fonte de energia solar na matriz energética brasileira, representando, em abril de 2024, 18% da capacidade instalada no Brasil, ou 41,1 MW na soma de geração centralizada e geração distribuída.

O crescimento observado deve-se, principalmente, às novas oportunidades do setor para aproveitar um recurso natural e de baixo custo, favorecendo a energia limpa e sem emissão de carbono, fato extremamente valorizado pelos grandes líderes mundiais.

Mas o que esperar do futuro da energia solar fotovoltaica no Brasil? Para entendermos os caminhos possíveis para o futuro, é preciso analisar como a energia solar fotovoltaica se desenhou até aqui. É o que vamos nos aprofundar no blog a seguir.

Sistemas On Grid x Off Grid

Quando se fala em sistemas de energia solar fotovoltaica, é muito comum ouvir os termos On-Grid e Off-Grid. Mas entender a diferença entre esses sistemas é muito importante para escolher qual é o melhor para a instalação, seja em residências, estabelecimentos comerciais, propriedades rurais e demais possibilidades. 

O que é um sistema on-grid?

Os sistemas de energia solar fotovoltaica on-grid são conectam-se diretamente à rede de distribuição de energia elétrica. Dessa forma, o local gerador pode utilizar a energia captada pelo sol e, posteriormente, convertida em eletricidade, e o excedente é entregue à concessionária. Em troca, a concessionária oferece créditos de energia ao consumidor. 

O sistema on-grid é composto por módulos fotovoltaicos e inversores, sem necessidade de baterias de armazenamento da energia. Os módulos fotovoltaicos convertem a irradiação solar, gerando eletricidade em corrente contínua (DC). Já os inversores on-grid convertem a corrente contínua (DC) em corrente alternada (AC) para o uso cotidiano.  

Vantagens e desvantagens de um sistema on-grid

Entre as vantagens de um sistema solar fotovoltaico on-grid estão:

  • Eficiência 30% superior em comparação ao sistema off-grid, já que a energia é injetada diretamente na rede;
  • Utilização de créditos de energia excedente pelo consumidor;
  • Custo reduzido de instalação, já que não é necessário o investimento em baterias de armazenamento;
  • Manutenção mais econômica do sistema, que pode ter vida útil de 25 a 30 anos.

Entre as desvantagens de um sistema on-grid estão:

  • Obrigatoriedade de conexão à rede de distribuição de energia;
  • Não possui sistema de armazenamento de energia, gerando dependência da rede para o bom funcionamento.

O que é um sistema Off-Grid?

Os sistemas de energia solar fotovoltaica off-grid são aqueles que não estão conectados à rede de distribuição de energia, funcionando de maneira autônoma por meio do armazenamento da energia gerada.

O funcionamento é semelhante ao sistema on-grid, mas o excedente não é enviado para a rede, e sim armazenado em baterias presentes no sistema. O inversor solar off-grid também age de maneira diferente no sistema. 

Assim, os módulos fotovoltaicos convertem a irradiação solar, gerando eletricidade em corrente contínua (DC). A energia gerada pelos paineis é injetada diretamente nas baterias de lítio (também DC). Já o inversor faz o controle de carga convertendo a energia armazenada das baterias em corrente alternada (AC) para alimentação das cargas dimensionadas.

Vantagens e desvantagens do sistema off-grid

Entre as vantagens do sistema off-grid estão:

  • Independência das redes de distribuição de energia das concessionárias;
  • Possibilidade de gerar energia em locais remotos, como propriedades rurais ou comunidades distantes da rede de distribuição ou de difícil acesso;
  • Não há qualquer cobrança da concessionária de energia;
  • Estabilidade no consumo de energia, sem sofrer risco de “apagões”, desde que a bateria esteja carregada.
  • As novas baterias de lítio não emitem poluentes, tornando o sistema altamente sustentável e pouco nocivo à natureza
  • Sistemas de armazenamento atuais possuem equivalência de vida útil se comparado aos sistemas on-grid 

Entre as desvantagens do sistema off-grid estão:

  • Custo maior para a instalação do sistema, por possuir uma bateria de armazenamento;
  • Necessidade do uso de controladores de carga;
  • Possibilidade de perda de rendimento em condições climáticas desfavoráveis;

O que é retrofit de sistemas on-grid?

Uma das novidades mais promissoras para o futuro da energia solar é o retrofit de sistemas on-grid instalados. A introdução de baterias de lítio e inversores off-grid interativos maximizam a utilização da energia solar gerada, proporcionando benefícios significativos. 

A funcionalidade de inversores off-grid interativos facilita a implementação de sistemas híbridos de energia, alternando automaticamente entre as fontes disponíveis, de acordo com a necessidade ou melhor eficácia. 

O retrofit solar oferece revitalização das instalações, substituindo equipamentos defasados ou com defeito por novas soluções mais atualizadas. 

Soluções Solmais e Must Energy

Um dos principais players do mercado em soluções de armazenamento, a Must Energy oferece amplo portfólio de inversores off-grid interativos e baterias de lítio para os sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

solmais.com.br
4/5 - (1 votos)

1 comentário em “Diferenças entre on-grid, off-grid e retrofit do on-grid.”

  1. muito interessante.este assunto.na época em 2000 a 2010 estive na Europa trabalhando.portugal.espanha .e franca. estava ainda no início do sistema.e agora já está bem conhecido,e com muita aceitação.ainda volta .e sonho a realizar.fazer uma usina no mar….

    Responder

Deixe um comentário

7 − three =