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Veículos Elétricos e Híbridos Impactam o Setor Solar.

A crescente eletromobilidade abre um leque de oportunidades para o setor de energia solar, com benefícios para o meio ambiente e para o consumidor.

A circulação de veículos 100% elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) nas ruas dos principais centros urbanos do Brasil é cada vez mais notável. Só para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2024, foram vendidos 79.304 veículos leves eletrificados, um aumento de 146% em comparação ao mesmo período de 2023 e de 288% em relação a 2022. Esses números refletem o momento promissor da eletromobilidade no país.

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) estima que 2024 encerrará com um novo recorde: a venda de 150 mil veículos eletrificados. Isso representa um crescimento superior a 60% na comparação com 2023. Somente em junho, foram emplacados 14.396 veículos, um aumento de 131% em relação a junho de 2023 e 253% sobre junho de 2022.

Essa tendência também se reflete na consolidação do mercado brasileiro de eletromobilidade. Os veículos elétricos plug-in, especialmente os BEV (100% elétricos), dominam o cenário. No primeiro semestre de 2024, os BEV representaram 39% dos emplacamentos de veículos eletrificados no país, enquanto os PHEV (híbridos plug-in) responderam por 29,5%. Juntos, BEV e PHEV somaram impressionantes 69% do mercado de veículos leves eletrificados.

Os HEV convencionais (elétricos não plug-in a gasolina ou diesel) responderam por 9,3% das vendas no primeiro semestre, enquanto os HEV flex a etanol ficaram com 14%. Os micro-híbridos MHEV, com menor grau de eletrificação, compreenderam 8% das vendas.

“Esses números evidenciam uma mudança significativa no panorama automotivo brasileiro, com a mobilidade elétrica ganhando cada vez mais espaço e impactando positivamente o setor de energia solar”, afirma o diretor de negócios da Solmais, Joaquim Fernandes.

Expansão da Eletromobilidade cria oportunidades de negócios em infraestrutura de recarga.

O “boom” de veículos elétricos e híbridos plug-in no Brasil está abrindo caminho para novos negócios relacionados à infraestrutura de recarga. O mercado está otimista e não para menos. A previsão é de que 150 mil veículos eletrificados sejam vendidos até o fim do ano.

Os veículos BEV e PHEV dominaram 69% do mercado de veículos leves eletrificados no primeiro semestre, indicando um grande avanço nessa tecnologia. Com o crescente interesse pela mobilidade elétrica, surgem novos mercados, modelos de negócios e oportunidades de geração de renda para os integradores. Cada novo motorista de carro elétrico representa a possibilidade de instalação de uma nova estação de recarga em sua residência ou local de trabalho.

“Os chamados “wallboxes” oferecem praticidade e conforto, permitindo que os motoristas carreguem seus veículos durante a noite para uso no dia seguinte ou mesmo durante o expediente”, explica Fernandes.

Um estudo divulgado pela Greener em 2024 apontou que apenas 31% dos integradores trabalharam com vendas e instalações de Carregadores EV em 2023. Apontou ainda que apenas 49% dos integradores já haviam oferecido uma solução de armazenamento com baterias em 2023. “Existe uma grande fatia deste mercado a ser explorada pelos integradores. Este setor tem baixa concorrência, alto ticket médio, alto retorno sobre o investimento (ROI) e forte apelo econômico e sustentável”, aponta o diretor de negócios.

Investimentos globais em mobilidade elétrica e energia limpa.

As vendas de veículos elétricos no país vão impulsionar novas transações. Empresas, integradores e montadoras estão reconhecendo a oportunidade de desenvolver modelos de negócios nesse setor, algo que já é observado em outras partes do mundo.

Um estudo da BloombergNEF, divulgado em janeiro de 2024, mostrou que a mobilidade elétrica foi o setor que recebeu os maiores investimentos no mundo em 2023, especialmente em práticas relacionadas à energia limpa. O gasto global com veículos elétricos aumentou 36% em relação a 2022, atingindo um montante de US$ 634 bilhões (aproximadamente R$ 3,13 trilhões).

A geração de energia renovável ficou em segundo lugar, com investimentos de US$ 623 bilhões (pouco mais de R$ 3 trilhões) e um crescimento de 8%. Além disso, foram destinados US$ 310 bilhões (aproximadamente R$ 1,53 trilhão) para o suporte de redes elétricas, visando escoar a eletricidade gerada por novos parques eólicos e solares. No total, as áreas relacionadas à energia limpa movimentaram US$ 1,8 trilhão (aproximadamente R$ 8,89 trilhões) em 2023, representando um crescimento de cerca de 17% em relação ao ano anterior.

O Brasil está alinhado com essa tendência. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR), com o aumento da geração de energia limpa e renovável no país, a fonte solar ultrapassou a marca de 43 GW de potência instalada em maio de 2024. O setor fotovoltaico atraiu mais de R$ 202 bilhões em novos investimentos e gerou mais de 1,3 milhão de empregos verdes no país. “Relacionar a mobilidade elétrica com a geração de energia solar pode ser o ponto de partida para novos empreendimentos e oportunidades de negócios no Brasil”, enfatiza o diretor de negócios.

Eletropostos públicos no Brasil:

O país está avançando rapidamente em direção à eletromobilidade, com a frota de veículos elétricos (BEV e PHEV) crescendo diariamente. Para acompanhar esse ritmo, a infraestrutura de recarga também precisa se expandir, e é aí que entram os eletropostos públicos.

Segundo o Indicador Brasileiro de Densidade de Eletropostos, desenvolvido pela Tupi, empresa desenvolvedora de software de gestão de recargas, em parceria com a ABVE, o país contava com cerca de 7,7 mil estações de recarga públicas e semipúblicas no primeiro trimestre de 2024, atendendo a uma frota de 299.735 mil veículos eletrificados em circulação no Brasil.

A proporção é de 38 veículos eletrificados por ponto de recarga público indica que o Brasil. (essa proporção é nova uma vez que o número atual da frota é de quase 300 mil veículos) É importante destacar que a regionalização dos eletropostos é significativa, com as regiões Sudeste e Sul concentrando a maioria das instalações. Isso reflete a concentração de veículos elétricos nessas áreas, mas também aponta para um grande potencial de expansão em outras regiões do país.

Os modelos de eletropostos variam em potência e tipo de plug. Existem carregadores com capacidades de 3,6 kW a 350 kW, sendo os tipos de plug mais comuns o 2 (AC) e o CCS2 (DC). Além disso, há unidades de recarga ChaDeMO, 1, GB/T e Tesla, embora em menor quantidade. De acordo com a Tupi, mais de 500 unidades de recarga rápida estão disponíveis no Brasil.

Eletropostos atraem clientes.

Diferentemente dos postos de combustíveis, que enfrentam exigências regulatórias ambientais, os eletropostos oferecem mais flexibilidade para implantação. Empresas, comércios e condomínios residenciais podem investir nessa infraestrutura.

Embora a implementação inicial represente um custo significativo, o retorno sobre investimento (ROI) pode ser rápido. Para ser economicamente viável, um eletroposto público deve ter uma localização estratégica, ser facilmente acessível e apresentar alta taxa de uso. A demanda por eletropostos nas ruas vem crescendo consideravelmente no país.

Empresários que optam por instalar eletropostos em seus estabelecimentos podem obter lucros adicionais aproveitando as características das recargas, que costumam ter maior tempo de duração. Além de cobrar pela recarga (com base no tempo ou consumo de kWh), os proprietários das estações podem oferecer serviços adicionais, como alimentação, academia, clubes sociais, hotéis e universidades, ou usar a estação como vitrine para produtos comerciais.

Para acelerar ainda mais o ROI, projetos de eletropostos públicos podem incluir sistemas de energia solar fotovoltaica próprios, garantindo energia renovável para as recargas e atraindo mais clientes.

Energia solar residencial para ter o “tanque cheio” todos os dias.

A energia solar residencial se destaca como uma solução vantajosa, permitindo a integração de um sistema fotovoltaico à estação de recarga veicular residencial. Com isso, os clientes desfrutam da mobilidade elétrica com “tanque cheio” todos os dias, graças à energia limpa gerada em sua própria casa

E a Solmais, empresa com DNA brasileiro, oferece o melhor portfólio de soluções para implementar o sistema de energia solar fotovoltaico residencial, integrado a uma estação de recarga veicular residencial, para que o cliente possa usufruir do melhor da mobilidade elétrica e da geração de energia limpa todos os dias.

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