A LONGi Silicon Materials está envolvida na pesquisa, fabricação e distribuição de lingotes monocristalinos. É a maior fabricante de silício monocristalino do mundo, e rapidamente quebrou os recordes mundiais de eficiência solar três vezes em cinco meses. A Fast Company listou a Xi’an LONGi Silicon Materials comouma das “Empresas Mais Inovadoras de 2013”, “por fornecer à indústria solar pastilhas de silício de alta qualidade a baixo custo”.
A LONGi Solar, uma subsidiária da LONGi Green Energy Technology, alcançou recentemente um novo recorde da indústria, com 23,6% de eficiência de conversão com suas células solares monocristalinas PERC (célula traseira de emissor passivo) tipo P, para as quais um número crescente de fabricantes em todo o mundo está migrando.
A técnica envolve pegar um wafer de silício, normalmente de 1 a 2 mm de espessura, e fazer uma infinidade de fatias paralelas e transversais ao longo do wafer, criando um grande número de lascas com espessura de 50 micrômetros e largura igual à espessura do wafer.
Essas fatias são giradas 90 graus, de modo que as superfícies correspondentes às faces do wafer original se tornem as bordas das lascas. O resultado é converter, por exemplo, um wafer de 150 mm de diâmetro e 2 mm de espessura, com uma área de superfície de silício exposta de cerca de 175 cm2 por lado, em cerca de 1000 lascas com dimensões de 100 mm × 2 mm × 0,1 mm, resultando em um total de área de superfície de silício exposta de cerca de 2000 cm2 por lado.
Como resultado dessa rotação, a dopagem elétrica e os contatos que estavam na face do wafer agora estão localizados nas bordas da fita, e não na frente e atrás como no caso das células convencionais do wafer. Isso resulta em tornar a célula sensível em ambos os lados, tanto na parte frontal quanto na parte traseira (uma propriedade conhecida como bifacialidade).
Esses resultados precisam ser certificados por uma agência externa confiável, e essa conquista foi analisada e certificada pelo Centro Nacional de Supervisão e Inspeção da Qualidade do Produto Solar Fotovoltaico (CPVT) da China.
O domínio da LONGi em todo o processo produtivo faz dela a fabricante de painéis solares mais completa do mundo, e a Solmais realiza as suas compras direto da fábrica de placas solares, sem nenhum intermediário.
Hoje a LONGi é reconhecida como a melhor marca de placa solar do mundo.
Fábrica de placa solar no Brasil
Atualmente existem no mundo várias marcas de placas solares fotovoltaicas. São centenas de fabricantes com as mais diversas propostas de qualidade, preço e potência; porém, o que existe de comum entre eles é a localização geográfica: na sua grande maioria estão localizados na China ou em outros países da Ásia.
A fabricação nacional de módulos fotovoltaicos no Brasil é pequena e voltada para atender a demanda local de financiamentos, onde existe uma exigência de um índice de nacionalização dos produtos, porém os módulos nacionais acabam sendo mais caros que o painel solar vindo direto das fábricas localizadas no continente asiático. O painel LONGi é um exemplo claro da força de uma fabricante chinesa de módulos; no Brasil, os painéis solares ainda são um negócio em expansão.
Distribuidor LONGi
A Solmais é distribuidora oficial da LONGi para todo o Brasil. O painel solar LONGi é reconhecido mundialmente pela sua qualidade, e a Solmais tem como missão atuar como um HUB da LONGi para todo o mercado brasileiro.
Qual a melhor marca de painel solar?
A melhor placa solar do mercado é a LONGi. Segundo o site PV-Tech, a LONGi é a única fabricante de módulos solares com nota AAA.
Para que serve a placa solar LONGi?
Agora que sabemos que o melhor módulo solar é o LONGi, vamos entender qual a utilidade da placa voltaica. Vamos começar pelo nome: placa solar ou painel solar? Os dois termos estão corretos, sendo eles os dois nomes populares do módulo fotovoltaico. A função do módulo fotovoltaico é receber a luz do sol; a radiação solar incide sobre o painel, e ele transforma essa luz/radiação em energia elétrica.
O painel fotovoltaico é composto de vários itens, sendo os principais as células fotovoltaicas; o backsheet, que é um filme encapsulante que protege as células solares e fica na parte de trás do painel; o vidro solar; e a caixa de junção por onde passa a corrente elétrica. Os sistemas de energia solar fotovoltaica são amigos do meio ambiente, e o painel solar é um grande aliado na transição energética.